//

À francesa? à inglesa?

segunda-feira, 23 de maio de 2011 - Postado por Samille às 03:07
O blog Pepper Wedding fez um post MUITO bom sobre serviços que um buffet pode eferecer. E a semana passada na comunidade Noivas Conectadas, comentei em uma pergunta o termo correto para o serviço dos empratados e surgiram algumas dúvidas, sendo assim me inspirei nas fontes usadas no post e segue para meus leitores um pouco mais de cultura gastronômicas,rs.

O serviço é divido em 2 grupos: Formais (serviço à francesa, serviço à inglesa) e Informais (serviço à americana, à brasileira).

Seus subgrupos têm suas peculiaridades:

Serviço à francesa
Em matéria de etiqueta à mesa, é o mais requintado, deve ser realizado somente em ocasiões especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como numa embaixada por exemplo.
Neste serviço deve-se tomar precauções dobradas, nada pode dar errado; o garçom deve estar impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo se sirva.
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar.
O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, não deve nunca esbarrar nos convidados enquanto serve e nem se encostar à mesa.

Grace Street

Serviço à inglesa
O serviço à inglesa também é um serviço requintado, porém o que o diferencia é que neste serviço o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará.
O serviço sentado à mesa pode ser feito através do serviço à francesa, à inglesa directo ou indirecto (com utilização do carro de serviço/guéridon), à russa ou à americana.

Serviço à americana ou empratado
É o serviço no qual o prato vem preparado e decorado da cozinha, sendo apresentado ao cliente directamente. E é o cliente que escolhe o que irá querer.

 
Mucoide


Serviço à brasileira
É o tipo de serviço que mais estamos acostumados, é o tradicional serviço familiar que realizamos em nossas casas. A mesa deve ser arrumada com toda a elegância, pois mesmo sendo pessoas mais íntimas, deve–se ter o capricho de distribuir tudo da melhor forma possível. Nesse serviço não utilizamos garçom, pois as travessas podem estar à mesa.

O serviço franco-americano, muito comum no Brasil e um dos mais econômicos em buffets, está dentro do serviço à brasileira.


Aprendeu? Então espalhe! Beijos, ótima semana a todos. Sam!