//

Salted Caramel Cheesecake

sexta-feira, 14 de outubro de 2011 - Postado por Samille às 06:21
Provei um dia esse doce para ficar para sempre na minha mente. TIVE que procurar a receita.
(o recheio que me encantou, ele pode ser usado em bolo, bem-casado, caixinhas de chocolate, petit four...enfim..DIVINO!)




Ingredientes:
CHEESECAKE
220g de cream cheese, temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
3 ovos, temperatura ambiente
1/2 xícara de sour cream*

CARAMELO
6 colheres (sopa) de glucose de milho 
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar 
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal 
1/2 xícara de creme de leite integral fresco 
Flor de Sal 

Pré-aqueça o forno em 160°. Numa tigela grande, bata o cream cheese e o açúcar em velocidade média até ficar liso. Adicione os ovos, um por vez, depois adicione o sour cream, batendo a cada adição. Distribua a massa em 6 ramequins (os que usei têm 8 cm de diâmetro e 4,5 cm de altura).
Distribua os ramequins numa assadeira pequena e coloque-a no centro do forno. Adicione água quente na assadeira o suficiente para atingir a metade das laterais dos ramequins. Asse por 10 minutos, até que as bordas estejam firmes mas o centro esteja um tanto mole (deixei uns 15 minutos).
Desligue o forno e deixe os cheesecakes lá dentro por 1 hora. Leve os ramequins para esfriarem completamente numa grelha.
Enquanto esfriam, faça o caramelo.

Numa panela média, aqueça a glucose de milho. Jogue o açúcar por cima e cozinhe em fogo médio, sem correntes de ar por perto, até que um caramelo âmbar escuro se forme, cerca de 9 minutos (o meu deixei mais claro com medo de não acertar). Tire do fogo e jogue com cuidado a manteiga com uma colher de cabo grande. Junte o creme em fio fino com cuidado, mexendo, até ficar homogêneo. Transfira o caramelo para uma jarra que suporte calor e deixe esfriar. Adicione 3/4 de colher (chá) de flor de sal (numa próxima colocaria menos).
Distribua 1 e 1/2 colher (sopa) de caramelo sobre cada cheesecake, girando os ramequins para cobri-los totalmente. Se o caramelo ficar muito espesso, aqueça-o no microondas em intervalos de 10 segundos. Leve os cheesecakes para a geladeira até gelarem, pelo menos 3 horas. Na hora de servir salpique Flor de Sal. Pode ficar na geladeira por até 2 dias.

*Para o sour cream, espremi metade de um limão numa xícara e acrescentei creme de leite fresco até completar meia xícara. Deixei descansar por meia hora.


FONTE: Quiche de Macaxeira, que achou no Cream Puffs que achou no Food and Wine.