//

Planejamento

segunda-feira, 31 de outubro de 2011 - Postado por Samille às 09:48
Quem tem uma fada madrinha, ou assessora rs, não precisa se preocupar tanto, mas para as mais ousadas e metódicas como eu segue um passo a passo que li e achei super legal para se programar para o grande dia.

muitochique

Primeiro passo: noivar. Almoço/jantar com pais e avós e se as finanças permitirem ofereça um coquetel/almoço para amigos próximos e padrinhos (mesmo sem chamá-los oficialmente ainda).


De 17 meses há 1 ano antes é o ideal.
Escolha a data. Faça a Lista. Pesquise referências, montem um fichário ou planilhas para se organizar.
Comece a pesquisar assessoras, definir budget e fazer planilhas para dividir os custos de quem irá pagar, de onde sairá o dinheiro e caso guardem algo por mês, quanto.

dica: veja se alguém tem interesse de opinar, visitar junto ou 'decidir' algo em específico. ex: meu sogro AMA vinhos, provavelmente a carta de vinhos será assinada por ele.

12  a 10 meses antes:

O casamento marcado já é sinal que a casa está OK, seja no planejamento ou física. De qualquer forma revise tudo e não deixe para depois os cuidados do futuro lar.

Escolha o estilo da festa, visite alguns fornecedores que mais agradou, dê preferência para os fornecedores com valores maior no seu budget (ex: local/buffet/decoração). Na verdade coloque em ordem as prioridades da SUA festa.
Vá direto ao ponto com os fornecedores que gostou e estão no orçamento. Gostou, pesquisou, sentiu confiança, fecha. (não precisa ser no mesmo dia, mas sinalize se está interessado)

Feche o local/igreja/foto e filmagem.


8 meses antes:
Comece a pesquisar o vestido.Visite muitas lojas e veja muitas opções, mesmo que já tenha se encantado. Mas após fechar pare de procurar (porque é batata você se sentir insegura/em dúvida e querer trocar cada vez que vir um diferente)

Comece a pensar na lua de mel, pesquise com amigos, pais, agências de viagem de confiança.

6 meses antes:
Decoração, banda, dj, bebida e outros fornecedores já contratados e com o projeto em andamento.
ex: estilo, cores de decoração, peças de aluguéis, arranjos de músicas, etc.

Envie o Save the Date.

Defina a papelaria, convites, etc.

3 meses antes:
Bolo e doces fechados. Cardápio fechado, músicas escolhidas, planos B em ação (contratação de tendas, UTI móveis, banheiros extras, etc), padrinhos escolhidos e devidamente chamados/apresentados.
Detalhes revisados com a assessora e a mesma com os fornecedores. Lua de mel fechada.

Envie os convites.

Cuidado com a dieta, não pela aparência que é uma consequência, mas adquira bons hábitos para levar para a vida de casada e para se manter saudável antes, na preparação, durante e depois da festa.

Escolha os padrinhos do civil, e vá ao cartório para dar início no casamento civil, documentos, data,...

Faça a lista de presentes e deixe o nome dos locais com pais e padrinhos MUITO próximos, assim quem perguntar sabe onde encontrar.

Fim da reforma da casa nova, instalação de serviços, manutenção geral, móveis maiores, presentes,...

Reserve o dia da noiva. Defina onde será a noite de núpcias. Ajude os homens (pai, irmão, noivo) a definirem suas roupas (paletó, camisa, gravata, calça, etc). Encomende as lembrancinhas (mesmo se for os bem casados). Compre seu sapato/sandália/sapatilha.

Mande as alianças para polir, escrever nome/data (ou compre novas, caso prefira).

1 mês antes:
Confirme com o RSVP a lista de convidados e confirme cada fornecedor e suas responsabilidades/particularidades (junto a assessora).
Prepare as malas, comece a levar para a casa nova, decorar com alguns objetos, itens que gosta e deixar a cara do casal. Tudo o que fez de limpeza na pele e tratamento, dê fim, para a pele descansar até o dia.

Defina as jóias e penteado e o carro para o dia da cerimônia. Se precisar mudar algo no cardápio, vá ao buffet e revise cada item.

Marque o chá de cozinha com as madrinhas e se divirta muito.

3 semanas antes:
Confirme a viagem, hotel, passagens e noite de núpcias. Faça um dos útlimos cortes no cabelo, se possível na prova de maquiagem/cabelo/vestido.

Compre a lingerie da noite de núpcias.

1 semana antes:
Última prova do vestido e trajes de familiares, do noivo. Mande uma mensagem se está OK com todos os fornecedores. Revise arranjos com a decoradora, flores, bouquet e a entrega de tudo no dia.

Verifique todos os pagamentos se estão em dia e se precisar que paguem algo enquanto viajam, converse com pais.

3 dias antes:
Mala para a viagem, documentos, depilação, podóloga. Muitos estão fazendo o jantar de ensaio (americano) como uma festa de despedida da família e um pré-casamento.

Busque o vestido, roupa do noivo, pais, ande um pouco com o sapato para lacear, separe as jóias, perfumes, tudo o que vai precisar no dia.

1 dia antes:
Escolha as músicas do Ipod para ouvir no dia para descansar, durma cedo, coma comidas leves, visite a casa nova para conferir se está tudo OK e arrume as compras do mês já no seu lugar (leite, nescau, pão, arroz, feijão, produtos de limpeza,etc).

no dia:
Você fez o possível e confiou em quem contratou. APROVEITE. Não se stresse, não é um espetáculo que irá apresentar e sim a união do amor de vocês.
Agradeça a todos com muito amor e abrace, beije, ria muito!!

p.s.:quando voltar não se esqueça de enviar os cartões de agradecimentos! envie um feedback para os fornecedores e fotos :)

ajuda: noivasonline e vestidadenoiva.